Processamento de Arquivo Retorno
Ir para Guia de Introdução  Anterior  Próximo

O processamento de arquivo retorno permite efetuar a baixa automática dos títulos, através do painel Cobrança ou do painel Títulos. Este recurso está disponível tanto para carteiras com registro, como para carteira sem registro.

Ao chamar a opção Arquivo retorno do menu Ferramentas, você deverá informar o local onde se encontra o arquivo retorno na janela de diálogo de arquivos.

 
 
Selecione o arquivo, fornecido pelo seu banco através dos recursos disponibilizados por ele (normalmente por download), e clique em Abrir.
 
 
Informe qual é o formato do arquivo:

Retorno CNAB 400 - Arquivo em formato CNAB de 400 posições por registro
Retorno CNAB 240 - Arquivo em formato CNAB de 240 posições por registro

Caso esteja em dúvida, o banco saberá lhe informar qual é o formato do arquivo. De um modo geral, apenas um dos formatos é suportado por determinada carteira de cada banco (ou CNAB 400, ou CNAB 240), que que faz que com, na maioria das vezes, uma das opções de escolha na janela acima apareça desabilitada.

Após clicar em OK o Boleto CNAB irá exibir uma lista dos títulos encontrados na lista de Títulos e que também foram encontrados no arquivo de retorno.
 
 
 
 
Os títulos que tiveram alguma divergência, estarão em vermelho. Verifique quais são as eventuais divergências desses títulos e decida se irá efetuar a baixa ou não.
Marque todos os títulos para dar baixa, na coluna mais à esquerda, e em seguida clique no botão OK.

Caso se trate de uma carteira registrada e caso exista alguma ocorrência relativa a entrada de título no sistema do banco (títulos que você enviou ao banco através de arquivo CNAB remessa), será mostrada a tela de entradas de títulos. Nessa tela você será notificado dos valores dos campos Nosso Número e Número do documento, quando da entrada e aceite pelo sistema no banco. Caso algum título tenha ocasionado algum problema quando da entrada no sistema do banco (rejeição do título), na janela aparecerão códigos e mensagens de erro, para cada título que foi rejeitado, informando qual a causa da recusa alegada pelo sistema do banco.



Após a conclusão, você deverá ter a lista de títulos atualizada, com as baixas refletidas de acordo com as cores convencionadas, e as carteiras nas quais a identificação dos títulos quando da emissão foi feita através do campo Número do Documento, terão os valores dos respectivos campos Nosso Número atualizados de acordo com os valores que foram retornados através do arquivo CNAB retorno. Com algumas carteiras (como algumas escriturais de alguns bancos) o processamento do arquivo CNAB retorno é imprescindível, uma vez que o banco exige que os títulos sejam identificados através do campo Número do Documento (o valor do campo Nosso Número deve ser zero), para posterior preenchimento do valor do campo Nosso Número quando do processamento do arquivo CNAB retorno, com o valor que foi elegido pelo sistema do banco (é informado através da tela entrada de títulos, conforme já explicado no parágrafo anterior).

Observação: a função processamento de arquivo CNAB retorno não está disponível para todas as carteiras de cobrança. Está disponível apenas para as carteiras nas quais esse recurso já foi implementado. Caso você tenha interesse em ter suporte dessa função para alguma outra carteira, favor entrar em contato com a Neo Interativa, para verificar a possibilidade desse recurso vir a ser incluído para a carteira em questão.