Manual InterApp
Ir para Guia de Introdução  Anterior  Próximo
V3.0R1 - FEV/2017

MANUAL INTERAPP V3.0
 
 
1. INTRODUÇÃO  
O recurso InterApp visa permitir que um programa externo (por exemplo, um aplicativo ERP, ou o aplicativo de controle administrativo da sua empresa) controle o Boleto Pro. Os comandos e parâmetros eventualmente necessários são passados através da linha de comando. Estão disponíveis os seguintes comandos:  
·Importar lote de boletos, a partir de arquivo.  
·Emitir lote de boletos, a partir de arquivo.  
·Emitir lote de boletos cadastrados, mas ainda não-emitidos.  
·Emitir lote de todos os boletos cadastrados.  
·Excluir boletos cadastrados.  
·Importar lote de boletos e gerar arquivo remessa CNAB, a partir de arquivo.  
·Gerar arquivo remessa CNAB usando boletos cadastrados, mas que ainda não foram incluídos em algum arquivo remessa.  
·Gerar arquivo remessa usando todos os boletos cadastrados.  
·Processar arquivo retorno CNAB e gerar arquivo retorno em formato InterApp_Ret.  
 
A emissão pode ser tanto impressa, por e-mail ou salvamento em arquivo. Se necessário, o programa pode executar em modo silencioso, de forma totalmente transparente para o usuário que estiver usando a sua aplicação.  
 
Com o intuito de agilizar o aprendizado do uso do recurso InterApp, dentro da pasta de instalação do Boleto Pro há a pasta \DOCs\InterApp, dentro da qual há pastas contendo arquivos-exemplo:  
·\DOCs\InterApp\Exemplo1_Leiaute_padrao: Pasta com arquivos de boletos em leiaute-padrão.Nessa pasta há arquivos-exemplos com leiaute padrão, com seis tipos suportados pelo programa: CSV, DBF, MDB, ACCDB, XLS e XLSX. Você pode tomar como base esses arquivos para desenvolver os seus arquivos com leiaute padrão.  
·\DOCs\InterApp\Exemplo2_Leiaute_padrao_NNum_Auto: Pasta com arquivos de boletos em leiaute-padrão, mas nos quais o valores do campo Nosso Número dos boletos estão em branco. Em razão disso, quando da importação dos boletos, o Boleto Pro gerará automaticamente o valor do campo Nosso Número.  
·\DOCs\InterApp\Exemplo3_Leiaute_personalizado: Pasta com arquivos de boletos com leiaute personalizado (são informados os valores de apenas alguns campos dos boletos a emitir, não de todos os campos possíveis). Em razão de ter um leiaute personalizado, é necessário informar ao Boleto Pro, através da linha de comando, o arquivo com especificação de importação a ser usada para importar os dados (arquivo .SMI), quando da chamada InterApp.  
 
No site da Neo Interativa, na seção Desenvolvedores há artigos técnicos com informações adicionais quanto ao uso do recurso InterApp. Como por exemplo, fazer uma planilha do Microsoft Excel emitir boletos chamando o Boleto Pro, ou como fazer a emissão a partir de chamada feita pelo Microsoft Access.  
 
 
 
2. ASSISTENTE INTERAPP  
Com o objetivo de facilitar ao máximo a geração da linha de comando para usar o recurso InterApp, a Neo Interativa desenvolveu o programa utilitário Assistente InterApp. Este utilitário é instalado automaticamente quando o Boleto Pro é instalado. O Assistente InterApp permite que de forma interativa vá-se acrescentando novos parâmetros à chamada InterApp e que se observe o comportamento do Boleto Pro com esses novos parâmetros (a cada passo, o Assistente InterApp pode executar o Boleto Pro, para que se teste a chamada InterApp desenvolvida, sem a necessidade de sair do assistente). Se em algum momento desejar executar o Boleto Pro (abrir o programa, sem usar a chamada InterApp), basta clicar no botão Abrir.  
 
IMPORTANTE: Caso o Boleto Pro já se encontre em execução, deve-se finalizá-lo, antes de requisitar a execução deste, através do utilitário Assistente InterApp.  
 
Recomendamos fortemente o uso do programa Assistente InterApp, como forma de agilizar ao máximo o desenvolvimento de chamadas InterApp, e, conseqüentemente, a integração do Boleto Pro, com a sua aplicação.  
 
 
 
3. EXEMPLO DE USO  
 
3.1 Importação de boletos a partir de arquivo com leiaute padrão  
Este exemplo utilizará os arquivos-exemplos que se encontram dentro da pasta  
 
C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\Exemplo1_Leiaute_padrao\  
 
Neste exemplo, requisitaremos que o programa importe o arquivo com boletos BoletosEx1.csv. Como este arquivo de dados possui leiaute padrão, não é necessário especificar qual arquivo de especificação deve ser utilizado.  
 
Para executar a importação dos dados, usaremos a função Executar Programa do Windows.  
 
·Chame a função Executar..., que está dentro do menu Iniciar  
Iniciar | Executar...  
 
·Na janela que aparecer, use o botão Procurar..., para encontrar o arquivo executável do programa Boleto Pro. Normalmente, deve ter sido instalado na pasta  
 
C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\  
 
·Clique no botão Abrir.  
 
·No campo Abrir você deve ter o texto  
 
"C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\BoletoPro.exe"  
 
·No campo Abrir, logo após o texto acima, acrescente um espaço em branco e coloque o seguinte texto:  
 
-I "/F0:C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo1_Leiaute_padrao\BoletosEx1.csv" /QE  
 
 
Assim, o texto completo da linha de comando ficará da seguinte forma:  
 
"C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\BoletoPro.exe" -I "/F0:C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo1_Leiaute_padrao\BoletosEx1.csv" /QE  
 
(necessário aspas, pois há espaços em branco no nome da pasta onde está o programa)  
 
·Clique no botão Ok.  
 
O programa Boleto Pro será chamado e importará os registros de boletos que estão no arquivo BoletosEx1.csv e, após isso, o programa finalizará sua execução. Execute o programa e confira que os boletos foram realmente importados pelo Boleto Pro.  
 
Explicação do comando e parâmetros utilizados na chamada InterApp desenvolvida:  
 
a) -I  
Comando que indica que o Boleto Pro deve importar dados de boletos que estão armazenados em um arquivo.  
 
b) "/F0:C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo1_Leiaute_padrao\BoletosEx1.csv"  
Parâmetro que informa o nome completo do arquivo que contém os dados, em leiaute padrão, dos boletos a serem importados.  
 
c) /QE  
Parâmetro que determina que execução do programa seja encerrada, tão logo a importação dos dados dos boletos seja concluída. Como por default (padrão) a execução do programa é em modo silencioso (sem aparecer a tela para o usuário) é desnecessário informar, também, o parâmetro /QM (modo silencioso).  
 
DICA: Se desejar que o Boleto Pro cadastre, automaticamente, os dados dos clientes, e que crie relacionamento Boleto-Cliente, tecle F10 e, na aba Importação de dados, desmarque a opção "Se execução via InterApp, não cadastrar nem criar relacionamento Boleto-Cliente". E, para atualizar dados de clientes já cadastrados, marque a opção "Se cliente já cadastrado, atualizar seus dados cadastrais, em caso de divergência". Se o Boleto Pro estiver sendo usado apenas como emissor de boletos, para obtenção de máxima performance, o mais indicado é deixa marcada a opção "Se execução via InterApp, não cadastrar nem criar relacionamento Boleto-Cliente".  
 
 
Desenvolvendo a chamada InterApp utilizando-se o Assistente InterApp:  
 
·Rode o programa Assistente InterApp, através do seguinte menu  
 
Iniciar | Todos os Programas | Neo Interativa | Boleto Pro V3.0 | Assistente InterApp  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 2.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 3.  
 
·No passo 3, escolha a opção Importar boletos.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 4.  
 
·Estando no passo 4, clique no botão Arquivo e escolha o arquivo  
 
C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo1_Leiaute_padrao\BoletosEx1.csv  
 
·Escolha a opção Leiaute padrão.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 8.  
 
·No passo 8, marque as opções: Modo silencioso e Fechar ao terminar.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 9 (último passo).  
 
·Pronto! Na aba Comando, está mostrada a linha de comando completa para a chamada InterApp que fará a importação do arquivo de boletos, a qual terá conteúdo como o a seguir:  
 
"C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\BoletoPro.exe" -I "/F0:C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo1_Leiaute_padrao\BoletosEx1.csv" /QE  
 
·Clique no botão Copiar e cole essa linha de comando na janela da função Executar Programa do Windows (conforme discutido mais acima) para executar a importação dos dados, ou simplesmente clique no botão Executar, que o programa Boleto Pro será chamado e os dados dos boletos importados.  
·Para conferir que os dados foram realmente importados pelo Boleto Pro, clique no botão Abrir.  
 
 
3.2 Emissão impressa de boletos a partir de arquivo com leiaute padrão  
Este exemplo utilizará os arquivos-exemplos que se encontram dentro da pasta  
 
C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo2_Leiaute_padrao\  
 
Neste exemplo, requisitaremos que o programa importe o arquivo com boletos BoletosEx2.xls e que faça a emissão impressa dos boletos logo a seguir. Como este arquivo de dados possui leiaute padrão, não é necessário especificar qual arquivo de especificação deve ser utilizado. Apesar de estar em outro formato (Excel), o conteúdo desse arquivo é similar ao arquivo de dados abordado no item anterior (arquivo BoletosEx1.csv), com a diferença de que o campo Nosso Número dos boletos encontra-se em branco. Isso fará com que o programa Boleto Pro gere automaticamente o valor desse campo, quando a importação dos boletos.  
 
Em razão da maior simplicidade, será apresentado o procedimento utilizando-se o programa Assistente InterApp:  
 
·Rode o programa Assistente InterApp, através do seguinte menu  
 
Iniciar | Todos os Programas | Neo Interativa | Boleto Pro V3.0 | Assistente InterApp  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 2.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 3.  
 
·No passo 3, escolha a opção Importar e emitir boletos.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 4.  
 
·Estando no passo 4, clique no botão Arquivo e escolha o arquivo  
 
C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo2_Leiaute_padrao_NNum_Auto\BoletosEx2.xlsx  
 
·Escolha a opção Leiaute padrão.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 7.  
 
·No passo 7, marque a opção: Imprimir.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 8.  
 
·No passo 8, marque as opções: Modo silencioso e Fechar ao terminar.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 9 (último passo).  
 
·Pronto! Na aba Comando, está mostrada a linha de comando completa para a chamada InterApp que fará a importação do arquivo de boletos, a qual terá como conteúdo algo como:  
 
"C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\BoletoPro.exe" -M "/F0:C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo2_Leiaute_padrao_NNum_Auto\BoletosEx2.xlsx" /P /QE  
 
·Clique no botão Copiar e cole essa linha de comando na janela da função Executar Programa do Windows (conforme discutido mais acima) para executar a importação dos dados, ou simplesmente clique no botão Executar, que o programa Boleto Pro será chamado, os dados dos boletos serão importados e os boletos serão emitidos.  
 
Explicação do comando e parâmetros utilizados na chamada InterApp desenvolvida:  
 
a) -M  
Comando que indica que o Boleto Pro deve importar dados de boletos que estão armazenados em um arquivo e, após tê-los importado, emitir os boletos.  
 
b) "/F0:C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\InterApp\Exemplo1_Leiaute_padrao\BoletosEx2.xlsx"  
Parâmetro que informa o nome completo do arquivo que contém os dados, em leiaute padrão, dos boletos a serem importados e emitidos.  
 
c) /P  
Parâmetro que indica que a emissão dos boletos será feita através de impressão.  
 
d) /QE  
Parâmetro que determina que execução do programa seja encerrada, tão logo a importação dos dados e emissão dos boletos seja concluída. Como por default (padrão) a execução do programa é em modo silencioso (sem aparecer a tela para o usuário) é desnecessário informar, também, o parâmetro /QM (modo silencioso).  
 
 
3.3 Emissão em arquivo PDF de boletos a partir de arquivo com leiaute personalizado  
Este exemplo utilizará os arquivos-exemplos que se encontram dentro da pasta  
 
C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo3_Leiaute_personalizado\  
 
Neste exemplo, requisitaremos que o programa importe o arquivo com boletos BoletosEx3.mdb e que faça a emissão em arquivos PDF dos boletos logo a seguir. Como este arquivo de dados não está em leiaute padrão, será necessário informar qual arquivo de especificação deve ser utilizado.  
 
Em razão da maior simplicidade, será apresentado o procedimento utilizando-se o programa Assistente InterApp:  
 
·Rode o programa Assistente InterApp, através do seguinte menu  
 
Iniciar | Todos os Programas | Neo Interativa | Boleto Pro V3.0 | Assistente InterApp  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 2.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 3.  
 
·No passo 3, escolha a opção Importar e emitir boletos.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 4.  
 
·Estando no passo 4, clique no botão Arquivo e escolha o arquivo  
 
C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo3_Leiaute_personalizado\BoletosEx3.mdb  
 
·Escolha a opção Leiaute Personalizado.  
 
·Clique no botão SMI e escolha o arquivo  
 
C:\Arquivos de Programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo3_Leiaute_personalizado\BoletosEx3_MDB.smi  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 7.  
 
·No passo 7, marque a opção: Salvar.  
 
·Clique no botão Opções, o que abrirá a janela Opções de Salvamento.  
 
·Na janela Opções de Salvamento, clique no botão Pasta, e escolha a pasta abaixo (ou qualquer outra, onde deseje armazenar os arquvos PDF de boletos que serão gerados):  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\Dados\Salvar  
 
·Em Nome Base, preencha com Teste.  
 
·Em Formato, escolha PDF.  
 
·Clique no botão OK.   A janela Opções de salvamento será fechada.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 8.  
 
·No passo 8, marque as opções: Modo silencioso e Fechar ao terminar.  
 
·Clique no botão Próximo, passando ao passo 9 (último passo).  
 
·Pronto! Na aba Comando, está mostrada a linha de comando completa para a chamada InterApp que fará a importação do arquivo de boletos e a emissão em arquivos do tipo PDF, a qual terá o seguinte conteúdo:  
 
"C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\BoletoPro.exe" -M "/F:C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo3_Leiaute_personalizado\BoletosEx3.mdb" "/D:C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo3_Leiaute_personalizado\BoletosEx3_MDB.smi" /S /SSEL:"C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\Dados\Salvar" /SBN:Teste /FT:0 /QE  
 
·Se você clicar no botão Copiar e tentar colar essa linha de comando na janela da função Executar Programa do Windows (conforme discutido mais acima) para executar a importação dos dados, não terá sucesso, em razão do número de caracteres ultrapassar o número máximo admitido pela função Executar Programa do Windows. Então, para executar essa linha de comando, você deve clicar no botão Executar, que o programa Boleto Pro será chamado e os dados dos boletos importados e emitidos (boletos salvos em arquivos PDF).  
 
Explicação do comando e parâmetros utilizados na chamada InterApp desenvolvida:  
 
a) -M  
Comando que indica que o Boleto Pro deve importar dados de boletos que estão armazenados em um arquivo e, após tê-los importado, emitir os boletos.  
 
b) "/F:C:\Arquivos de programas\NeoInter\BoletoPro\V3.0\DOCs\InterApp\Exemplo3_Leiaute_personalizado\BoletosEx3_MDB.mdb"  
Parâmetro que informa o nome completo do arquivo que contém os dados, em leiaute personalizado, dos boletos a serem importados e emitidos.  
 
c) "/D:C:\Arquivos de programas\NeoInter\<PROG_EXE_FOLDER_NAME>\V<PROG_VERSION>\DOCs\InterApp\Exemplo3_Leiaute_personalizado\BoletosEx3_MDB.smi"  
Parâmetro que informa o arquivo que comtém a especificação de importação. Arquivo SMI.  
 
d) /S  
Parâmetro que indica que a emissão dos boletos será feita através de salvamento em arquivos.  
 
e) /SSEL:"C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\Dados\Salvar  
Parâmetro que indica a pasta na qual serão armazenados os arquivos referentes aos boletos emitidos.  
 
f) /SBN:Teste  
Parâmetro que indica que o nome base para os arquivos emitidos será Teste.  
 
g) /FT:0  
Parâmetro que indica que os boletos serão emitidos em arquivos do tipo PDF.  
 
h) /QE  
Parâmetro que determina que execução do programa seja encerrada, tão logo a importação dos dados e emissão dos boletos seja concluída. Como por default (padrão) a execução do programa é em modo silencioso (sem aparecer a tela para o usuário) é desnecessário informar, também, o parâmetro /QM (modo silencioso).  
 
 
4. COMANDOS e PARÂMETROS - Lista de referência  
Para controlar o programa você deve passar comandos através da linha de comandos e parâmetros. A seguir, são descritos os comandos disponíveis e eventuais parâmetros.  
 
 
-I  
Importar boletos a partir de arquivo especificado. Arquivo com especificação de importação é necessário apenas se o leiaute do arquivo com os boletos não estiver em Leiaute Padrão.  
 
 
-M  
Emitir boletos, a partir de arquivo especificado. Arquivo com especificação de importação é necessário apenas se o leiaute do arquivo com os boletos não estiver em Leiaute Padrão. Para que a emissão seja possível, é necessário que você especifique ao menos uma modalidade de emissão (e-mail => /E, impressão => /P ou salvamento em arquivo => /S).  
 
 
-MN  
Emitir boletos não-emitidos. Este comando emite os boletos que já foram cadastrados, mas que ainda não foram emitidos, quer por e-mail, quer por impressão, quer por salvamento em arquivo. Este comando é bastante útil para usar em conjunto com o comando -I (importar boletos): ao longo do dia você pode cadastrar os boletos no programa usando o comando -I e, ao final do dia, emitir todos os boletos usando o comando -MN. Para que a emissão seja possível, é necessário que você especifique ao menos uma modalidade de emissão (e-mail => /E, impressão => /P ou salvamento em arquivo => /S).  
 
 
-MT  
Emitir todos os boletos. Este comando emite os boletos que já foram cadastrados Difere do comando anterior por emitir todos os boletos já cadastrados, independentemente de já terem sido emitidos antes, ou não. Para que a emissão seja possível, é necessário que você especifique ao menos uma modalidade de emissão (e-mail => /E, impressão => /P ou salvamento em arquivo => /S).  
 
 
-D  
Apagar (excluir) todos os registros. Este comando apaga todos os registros de boletos da conta que for a corrente. Esse comando é útil se você efetua o acompanhamento dos boletos emitidos através do seu sistema, não necessitando que o programa armazene os dados de todos os boletos que foram emitidos.  
 
 
-GR (exclusivo programa Boleto CNAB)  
Importa os dados de boletos contidos no arquivo de dados (informado através do parâmetros /F ou /F0) e gera arquivo remessa em formato CNAB, incluindo os dados de todos os boletos que foram importados a partir do arquivo de dados informado.  
 
 
-GRN (Exclusivo programa Boleto CNAB)  
Gera arquivo remessa em formato CNAB, incluindo os dados de todos os boletos que já estão cadastrados, mas que ainda não foram incluídos em um arquivo remessa CNAB, para registro no sistema do banco Destina-se apenas a geração de arquivos remessa para registro de títulos no sistema do banco.  
 
 
-GRT (Exclusivo programa Boleto CNAB)  
Gera arquivo remessa em formato CNAB, incluindo os dados de todos os boletos que já estão cadastrados em um arquivo remessa CNAB.  
 
 
-PGE (Exclusivo programa Boleto CNAB)  
Lê arquivo retorno em formato CNAB, gerado pelo sistema do banco, e gera arquivo em formato InterApp_Ret, o qual contém informações relacionadas a cada título, e que foram lidas do arquivo retorno CNAB gerado pelo sistema do seu banco.  
 
O arquivo InterApp_Ret pode ser gerado tanto em formato CSV como ACCDB/MDB, conforme o valor que foi passado através do parâmetro /EFT. O nome do arquivo InterApp_Ret gerado é passado através do parâmetro /EF.  
 
IMPORTANTE: Em cada chamada InterApp pode haver apenas um dos comandos mencionados acima (-I, -M, ...-PGE). Assim, por exemplo, se você, usuário do programa Boleto CNAB, quiser importar boletos de um arquivo, fazer a emissão e fazer a geração do arquivo remessa terá de fazer duas chamadas. A primeira usando o comando -M (importa os boletos e emite) e outra usando o comando -GRN (para gerar o arquivo remessa). Ou então, fazer uma chamada usando o comando -GR (para gerar o arquivo remessa) e outra usando o comando -MN (para emitir os boletos que ainda não foram emitidos).  
 
 
/CT:<nome_da_conta>  
Nome da conta a usar para emissão de boletos. Após selecioná-la esta fica sendo a conta ativa no programa. Por padrão, todos os boletos são emitidos para a conta ativa (a conta que foi usada na última vez em que o programa foi chamado). Caso queira importar dados, ou emitir boletos para outra conta, você deve usar este parâmetro para especificar o nome da conta desejada. Por exemplo: /CT:Conta_Filial_SP.  
 
 
/CT_Num:<AutoCode_da_conta>  
Valor do campo AutoCode da conta a usar para emissão de boletos. Após selecioná-la esta fica sendo a conta ativa no programa. Por padrão, todos os boletos são emitidos para a conta ativa (a conta que foi usada na última vez em que o programa foi chamado). Caso queira importar dados, ou emitir boletos para outra conta, você deve usar este parâmetro para especificar o valor do campo AutoCode da conta desejada. Por exemplo: /CT_Num:1.  
 
 
/F:<filename>  
Nome do arquivo de dados com boletos. É o nome do arquivo que contém os registros de boletos a importar. Se fornecido apenas o nome do arquivo, sem o caminho completo (path), será admitido que o mesmo encontra-se dentro da pasta padrão para dados do programa  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\Dados"  
 
/F0:<filename>  
Nome do arquivo de dados. É o nome do arquivo que contém os registros de boletos a importar. Se fornecido apenas o nome do arquivo, sem o caminho completo (path), será admitido que o mesmo encontra-se dentro da pasta padrão para dados do programa  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\Dados  
 
Difere do parâmetro anterior pelo fato de que o arquivo especificado em <filename> deve estar em leiaute padrão (o que define se um arquivo está de acordo com o leiaute padrão são campos que possui e a ordem em que aparecem). Uma maneira bem simples de gerar um arquivo com leiaute padrão é usar a função exportar dados, no Gerenciador de Boletos, e escolher exportar para arquivo com leiaute padrão.  
 
/D:<def_filename>  
Nome de arquivo com especificações para importação. É necessário fornecer este arquivo apenas se o leiaute do arquivo com os boletos não estiver em Leiaute Padrão.  
 
Se fornecido apenas o nome do arquivo com especificações para importação, sem o caminho completo (path), será admitido que o mesmo encontra-se dentro da pasta padrão para dados do programa  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\Dados  
 
Usando o Assistente de importação de dados, você pode criar e salvar uma especificação de importação que contenha apenas os campos do seu interesse, e no formato da sua escolha. Para isso, chame o Assistente de importação de dados. Através das telas do assistente, forneça os parâmetros de importação. No último passo, clique no botão Especificações..., para salvar a sua especificação de importação. Uma vez salva, você poderá utilizá-la para controlar a importação de um arquivo com dados de boletos pelo Boleto Pro.  
 
 
/P  
Emitir imprimindo. Este parâmetro deve ser usado em conjunto com o comando -M ou com o comando -MN.  
 
 
/PSEL:<Nome_da_impressora>  
Indica o nome da impressora responsável pela impressão dos boletos a serem emitidos. Caso não saiba o nome da impressora, basta consultar o item "Impressoras" no Painel de Controle, ou verificar o nome para a impressora que aparece na janela de configuração de impressoras de algum programa (Boleto Pro, NotePad, Microsoft Word, etc.). Notar que se a impressora estiver em rede, deve-se informar o nome do micro que a contém, também. Exemplos de valores: "HP LaserJet 1200 Series PCL 6", "\\Servidor01\HP LaserJet 1200 Series PCL 6". Parâmetro opcional. Se não-fornecido, será utilizada a impressora que estiver configurada como padrão.  
 
 
/E  
Emitir enviando boletos por e-mail. Este parâmetro deve ser usado em conjunto com o comando -M ou com o comando -MN.  
 
 
/S  
Emitir salvando boletos em arquivo. Este parâmetro deve ser usado em conjunto com o comando -M ou com o comando -MN.  
 
Os nomes dos arquivos gerados obedecerão ao seguinte formato:  
BNNNN...N.ext  
 
Onde:  
B - é o caracter 'B'  
NNNN...N - são os dígitos do campo Nosso Número do boleto  
ext - Extensão do arquivo. Varia conforme o tipo de arquivo.  
 
Exemplos de nomes de arquivos gerados: B101.pdf, B10.bmp, etc.  
 
Por padrão, os arquivos gerados são armazenados dentro da pasta  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\Dados\Salvar  
 
Para especificar outra pasta para salvamento dos boletos utilize o parâmetro /SSEL, e para acrescentar um texto adicional ao nome do arquivo, o parâmertro /SBN, os quais são explicados nos itens a seguir.  
 
 
/SSEL:<Pasta_para_Salvar>  
Indica pasta dentro do qual boletos gerados utilizando-se o parâmetro /S serão armazenados. Este parâmetro deve ser usado em conjunto com os comandos -M ou -MN, e com o parâmetro /S.  
 
 
/SBN:<Nome_base_arquivo>  
Indica o nome base para os arquivos gerados durante o salvamento de boletos. Se este parâmetro for usado, ao nome do arquivo obtido conforme convenção explicada no parâmetro /S, será acrescentado um caractere underscore ("_") seguido do texto fornecido através deste parâmetro. Exemplos de nomes obtidos usando-se também esse parâmetro: B101_Matriz.pdf, B10_Filial01.bmp, etc.  
 
Se o nome base do arquivo fornecido tiver uma extensão válida (*.PDF, *.JPEG, *.GIF, *.BMP, *.EMF, *.WMF, *.HTML), o arquivo gerado será do mesmo tipo (possuirá a mesma extensão), sendo o tipo eventualmente fornecido através do parâmetro /FT ignorado. A extensão padrão, para casos de erro é a extensão *.PDF. Essa é a extensão dos arquivos gerados em casos onde a extensão fornecida é inválida, ou ausente.  
 
 
/FT:N  
Tipo de arquivo para envio ou salvamento do boleto ( 0 / 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 => PDF / JPEG / GIF / BMP / EMF / WMF).  
 
OBSERVAÇÃO: A extensão padrão, para casos de erro é a extensão *.PDF. Essa é a extensão dos arquivos gerados em casos onde a extensão fornecida é inválida, ou ausente.  
 
 
/QM  
Operação em modo silencioso. O programa é executado em modo minimizado, de forma transparente para o seu usuário. Após ter executado a função InterApp passada através dos parâmetros, o programa será finalizado. Equivale a ter passado também o parâmetro /QE. Este é um parâmetro DEFAULT (a menos que /SHOW tenha sido especificado, o programa admitirá que este parâmetro foi fornecido na linha de comando).  
 
 
/QE  
Sai do programa após terminar a execução do parâmetro que você pediu para ser executado.  
 
 
/SHOW  
Operação em modo não-silencioso. O programa é executado em modo maximizado, sendo mostrada a tela principal do programa. Além de possuir processamento mais lento este modo de operação não é transparente para o seu usuário. Pode ser útil na fase de Debug da integração do sistema. Quando o sistema já estiver em operação recomenda-se não utilizar este parâmetro.  
 
 
/SH  
Enviar junto ao e-mail instruções de auxílio sobre como imprimir o boleto enviado em anexo  
 
 
/SR  
Enviar junto ao e-mail dados dos principais campos do boleto enviado em anexo  
 
 
/SCD  
Faz com que em modo de execução não-silencioso sejam mostradas janelas com botão de cancelamento, o qual permitirá que a operação de emissão (e-mail, impressão ou salvamento) seja cancelada.  
 
 
/NL  
Emissão dos boletos é feita sem manter cadastrados boletos que foram gerados na chamada InterApp em questão. Útil se o Boleto Pro for usado apenas como programa emissor, pois você não precisará em apagar registros após ter feito a emissão dos boletos.  
 
 
/PWD:<senha_arquivo_de_ banco_de_dados>  
Senha de acesso ao arquivo de Banco de Dados do programa (arquivo com extensão *.prodb3cnabdb3), caso este tenha uma senha de acesso. Parâmetro opcional. Se o arquivo de dados for protegido por senha e o programa não estiver em modo silencioso e a senha não tiver sido informada através do parâmetro "/PWD", o programa mostrará uma janela para leitura da senha de acesso. Se estiver em modo silencioso, não será mostrada a janela para leitura de senha, mas acrescentará indicação de erro no arquivo LOG_ERROS.TXT.  
 
 
/RF:<filename> (Exclusivo programa Boleto CNAB)  
Nome do arquivo remessa CNAB a gerar. Se fornecido apenas o nome do arquivo, sem o caminho completo (path), será admitido que o mesmo deverá ser gerado dentro da pasta padrão configurada para armazenar os arquivos remessa. Se o nome do arquivo não for fornecido, será gerado automatiamente um nome para o arquivo remessa, conforme regra definida pelo respectivo banco.  
 
Sempre que um arquivo remessa é gerado são criados dois arquivos, LOG_NOME_REMESSA.txt e LOG_NOME_REMESSA_COMPLETO.txt, os quais contém, respectivamente, o nome do arquivo remessa que foi gerado e o nome completo do arquivo remessa gerado (nome + pasta onde o arquivo foi armazenado). Esses dois arquivos são armazenados dentro da pasta  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\  
 
 
/RI:<Instrução CNAB>  
Especifica o tipo de arquivo remessa CNAB que será gerado, usando-se os comando -GR e -GRT (não se aplica ao comando -GRN).  
 
Instrução CNAB:  
1 : Gerado remessa para registro de títulos no sistema do banco. (padrão)  
2: Gerado remessa para baixa de títulos do sistema do banco.  
 
Obs: Se este parâmetro não for informado, por padrão, será gerado arquivo remessa para registro de títulos no sistema do banco.  
 
 
/EF:<filename> (Exclusivo programa Boleto CNAB)  
Nome do arquivo retorno, em formato InterApp_Ret, a gerar. Se fornecido apenas o nome do arquivo, sem o caminho completo (path), será admitido que o mesmo deverá ser gerado dentro da pasta padrão configurada para armazenar os arquivos retorno.  
 
 
/EFT:N (Exclusivo programa Boleto CNAB)  
Tipo de arquivo em formato InterApp_Ret que será gerado pelo programa. ( 0 / 1 => .CSV / .ACCDB/.MDB ).  
 
 
5. CONDIÇÕES DE ERRO  
Se ocorrer algum erro durante o processamento dos comandos será criado arquivo de nome LOG_ERROS.TXT, no qual estarão todos os erros ocorridos durante a execução dos comandos fornecidos. Assim, para a sua aplicação saber se ocorreu algum erro durante a execução dos comandos basta verificar se existe arquivo com o nome LOG_ERROS.TXT, dentro da pasta  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\  
 
E, para saber quais erros ocorreram, basta ler / mostrar o conteúdo desse arquivo.  
 
Se não ocorrer nenhum erro durante o processamento dos comandos será criado arquivo de nome LOG_OK.TXT. Nesse caso, o arquivo LOG_ERROS.TXT não será gerado. Assim, para a sua aplicação saber se todos os comandos foram executados corretamente basta verificar se existe arquivo com o nome LOG_OK.TXT, dentro da pasta  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\  
 
 
 
6. PROGRAMA EM PROCESSAMENTO  
Quando o programa começa a executar algum comando recebido via InterApp, é criado o arquivo LOG_PROCESSING.TXT, dentro da pasta  
 
C:\Users\Nome_do_Usuario\Documents\NeoInter\BoletoPro\V3.0\  
 
Dentro desse arquivo, é armazenada a data e a hora do instante em que ocorreu o início do processamento do comando. Tão logo a execução da função InterApp seja concluída, esse arquivo será apagado. Monitorando a existência desse arquivo, você terá à disposição um mecanismo de intertravamento, que permitirá que se evite que mais de um processo no seu aplicativo chame o Boleto Pro ao mesmo tempo (o que não é permitido).  
 
 
 
7. FORMATO ARQUIVO INTERAPP_RET (exclusivo programa Boleto CNAB)  
O arquivo retorno em formato InterApp_Ret, que é gerado pelo programa, tanto em formato .CSV como .ACDB/.MDB, contém os seguintes campos.  
 
·AutoCode (INTEIRO) - Incrementado a cada novo registro.  
 
·CodMovimento (INTEIRO) - Código de movimento CNAB (ocorrência CNAB). O valor retornado é padrão InterApp e independe de qual banco esteja selecionado. Valores possíveis para este campo, na forma de constantes, para poderem ser incorporadas no código fonte do seu aplicativo:  
 
  RET_CODMOV_ENTRADA_CONFIRMADA                = 0002;   // Entrada confirmada no sistema do banco  
 
  RET_CODMOV_ENTRADA_REJEITADA                 = 0003;   // Entrada rejeitada no sistema do banco, veja motivos  
  RET_CODMOV_ENTRADA_REJEITADA_CEP             = 1003;   // para mais detalhes  
 
  RET_CODMOV_LIQUIDACAO                        = 0006;   // Título foi pago (liquidado)  
  RET_CODMOV_LIQUIDACAO_EM_CARTORIO             = 1008;  
  RET_CODMOV_LIQUIDACAO_PAGAMENTO_EM_CHEQUE          = 1016;  
  RET_CODMOV_LIQUIDACAO_APOS_BAIXA_TITULO_NAO_REGISTRADO    = 0017;  
  RET_CODMOV_LIQUIDACAO_POR_CONTA               = 1007;  
  RET_CODMOV_LIQUIDACAO_POR_SALDO               = 1009;  
 
  RET_CODMOV_INSTRUCAO_REJEITADA               = 0026;  
  RET_CODMOV_ALTERACAO_DE_DADOS_REJEITADA         = 0030;  
 
   RET_CODMOV_BAIXA                     = 0009;  
   RET_CODMOV_BAIXA_INSTRUCAO_AGENCIA            = 1010;  
   RET_CODMOV_BAIXA_PROTESTADO               = 0025;  
   RET_CODMOV_BAIXA_INSTRUCAO_AGENCIA_OU_PROTESTADO      = 1011;  
 
   RET_CODMOV_REGULARIZADA_LIQUIDACAO_SEM_REGISTRO      = 1018;  
   RET_CODMOV_REGULARIZADA_LIQUIDACAO_COM_REGISTRO      = 1019;  
 
   RET_CODMOV_VENCIMENTO_ALTERADO               = 0014;  
 
   RET_CODMOV_PROTESTO                     = 0019;  
   RET_CODMOV_CANCELA_PROTESTO               = 0020;  
 
    RET_CODMOV_ALTERACAO_OUTROS_DADOS            = 0027;  
     
   RET_CODMOV_CARTORIO                     = 0023;     
   RET_CODMOV_BAIXACARTORIO_PARA_CARTEIRA         = 0024;  
 
   RET_CODMOV_BAIXA_REJEITADA               = 1027;     
   RET_CODMOV_TARIFA                     = 1028;     
 
 
·DataOcorrencia (DATA) - Data da ocorrência  
 
·NNum (TEXTO20) - Identificador do boleto (título). Valor do campo Nosso Número do boleto.  
 
·NumDoc (TEXTO20) - Valor do campo Número do Documento do boleto.  
 
·DataCredito (DATA) - Data em que foi creditado o valor pago para liquidação do boleto.  
 
·ValorTitulo (MOEDA) - Valor do campo Valor do Documento do boleto liquidado.  
 
·Abatimento (MOEDA) - Abatimento concedido no pagamento do boleto.  
 
·Descontos (MOEDA) - Desconto concedido no pagamento do boleto.  
 
·JurosMulta (MOEDA) - Cobrados no pagamento do boleto.  
 
·OutrosCreditos (MOEDA) - Outros valores recebidos no pagamento do boleto.  
 
·OutrosDebitos (MOEDA) - Outros valores deduzidos no pagamento do boleto.  
 
·TarifaCobranca (MOEDA) - Tarifa de cobrança cobrada. Nem todos os bancos discriminam separadamente este valor.  
 
·ValorRecebido (MOEDA) - Total do valor pago para a liquidação do título.  
 
·Error (INTEGER) - Valor diferente de zero, se ocorreu algum erro.  
 
·CodMotivo1 (TEXTO3) - Código de três caracteres associado ao motivo da ocorrência.  
 
·CodMotivo2 (TEXTO3) - Código de três caracteres associado ao motivo da ocorrência.  
 
·CodMotivo3 (TEXTO3) - Código de três caracteres associado ao motivo da ocorrência.  
 
·CodMotivo4 (TEXTO3) - Código de três caracteres associado ao motivo da ocorrência.  
 
·CodMotivo5 (TEXTO3) - Código de três caracteres associado ao motivo da ocorrência.  
 
·Motivo1 (TEXTO20) - Mensagem de vinte caracteres que sobre o motivo ligado ao Código de Movimento / Ocorrência.  
 
·Motivo2 (TEXTO20) - Mensagem de vinte caracteres que sobre o motivo ligado ao Código de Movimento / Ocorrência.  
 
·Motivo3 (TEXTO20) - Mensagem de vinte caracteres que sobre o motivo ligado ao Código de Movimento / Ocorrência.  
 
·Motivo4 (TEXTO20) - Mensagem de vinte caracteres que sobre o motivo ligado ao Código de Movimento / Ocorrência.  
 
·Motivo5 (TEXTO20) - Mensagem de vinte caracteres que sobre o motivo ligado ao Código de Movimento / Ocorrência.  

No formato CSV, campos são separados pelo caractere ";", textos são apresentados entre aspas (caractere " ) e valores de cada título são apresentados um por linha, separados pelos caracteres CR + LF (Carriage return = 0Dh ou \r + Line feed = 0Ah ou \n).  



8. DICAS  
Como forma de minimizar as modificações que você deve fazer, quando de atualização de versão do programa, recomenda-se que  
 
1.O Boleto Pro seja instalado em pasta-padrão, que independa da versão do programa (ao instalar o programa, você pode definir em que pasta o programa deve ser instalado). Por exemplo, instalar o programa no local: C:\BoletoPro\  
2.Colocar arquivo com os dados a serem importados na pasta C:\BoletoPro\Dados\.  
3.Caso seja necessário utilizar alguma especificação de importação, colocá-la, também, na pasta C:\BoletoPro\Dados\     
 
 
 
9. NOVIDADES NO INTERAPP 3.0  
A seguir são listadas as principais diferenças entre o InterApp 3.0 e a versão da geração anterior do recurso, a 2.5:  
 
1.Suporte a geração de arquivo remessa em formato CNAB (apenas para o programa Boleto CNAB).  
2.Suporte ao processamento de arquivo retorno em fomato CNAB (apenas para o programa Boleto CNAB).  
3.Nova versão para o Assistente InterApp (versão 3.0).