Neo Interativa 2024, 24 anos com você
São Paulo - 30 de Abril de 2024.
Produtos Empresa Suporte Downloads Desenvolvedores Imprensa
Página inicial Página anterior   
 
Notícias

Não perca seus dados

São Paulo, 6 de Agosto de 2009 - Infelizmente por melhor que seja o programa que você utiliza, o desempenho do programa e a segurança dos dados estarão sujeitos à “saúde” do seu hardware.

Falha na leitura/gravação de arquivos, ruídos estranhos e demora no acesso aos dados indicam problemas na saúde do disco rígido (HD) do seu micro.

O HD é um dos componentes mais importantes do seu equipamento. Nele ficam salvos o sistema operacional, seus aplicativos (editor de textos, planilha eletrônica, programas emissores de boletos, e todos os seus arquivos pessoais - documentos, fotos, músicas e filmes). Como o HD está sujeito a falhas, é muito importante adotar a rotina de fazer Backup de tudo que está armazenado nele.

Podemos perceber se o HD irá apresentar problemas ficando atento a alguns sintomas: ruídos “estranhos”, erros de acesso a dados gravados no disco, demora no acesso aos dados, entre outros. Essas falhas podem ser causadas por blocos e setores ruins (partes da superfície do disco rígido e que o software responsável pelo gerenciamento do HD não aceita como confiáveis). Por isso, se um arquivo (ou parte dele) for gravado em uma dessas áreas, é provável que ele venha a ser perdido.

Cheque o HD
Existem algumas ferramentas destinadas a avaliar as condições do HD do computador, incluindo o Chkdsk do Windows. Esses programas varrem o disco em busca de áreas ruins, marcando-as como inutilizáveis.

Para rodar o Chkdsk, selecione Iniciar, Meu Computador (no Vista: Iniciar, Computador), clique com o botão direito do mouse sobre o drive C: e selecione Propriedades. Clique na aba Ferramentas. Na opção Verificação de Erros, clique em Verificar Agora e marque as duas opções que aparecerem. Clique em Iniciar.

Uma mensagem de erro dirá que não é possível realizar a tarefa agora, mas dará a opção de fazê-la automaticamente da próxima vez que você iniciar o computador. Dê OK e lembre que a próxima inicialização será bem longa. Fique atento caso a varredura identifique novos blocos e setores ruins. Eles são sinais de que o disco rígido pode estar no limite da sua vida útil (prestes a “quebrar de vez”).
Ao verificar que o HD apresenta problemas, não perca tempo, faça backup de tudo que tem salvo nele (se possível, por segurança, faça mais de um conjunto de backup).

Nem sempre é necessário comprar um novo HD. Algumas vezes é possível solucionar o problema. Geralmente, o fabricante do disco rígido oferece ferramentas (quase sempre gratuitas) que auxiliam na detecção e solução de problemas.

Existe também opções de programas que podem ser comprados para essa tarefa como o SpinRite , de Steve Gibson. O aplicativo faz toda essa função de reparos, sem prejudicar o sistema e o dispositivo. Infelizmente sua interface não é das mais amigáveis. Ele executa no DOS (vem com um arquivo .iso para criar um CD bootável) por essa razão para quem não tem conhecimentos técnicos, é um tanto difícil trabalhar com ele, apesar de ser um programa muito indicado. Porém dependendo do tempo de uso e da capacidade do HD, provavelmente será mais barato comprar um HD novo.

Desfragmente
Se o processo de verificação for realizado com sucesso (e os ajustes feitos adequadamente), Será interessante desfragmentar o HD, isso tornará o acesso aos dados nele gravados mais rápido.

Para rodar o Desfragmentador, selecione Iniciar, Meu Computador (no Vista: Iniciar, Computador), clique com o botão direito do mouse sobre o drive C: e selecione Propriedades. Clique na aba Ferramentas. Na opção Desfragmentação, clique em Desfragmentar Agora e na próxima janela, novamente marque desfragmentar agora. Esse processo poderá levar horas, de preferência faça em um momento em que puder deixar a máquina sem uso.

Topo desta página
Mapa do site Fale conosco
© Copyright 2000 - 2024 - Neo Interativa
Todos os direitos reservados

Neo Tecnologia Interativa Ltda
Tel: (11) 3090-6835 / WhatsApp
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1811 - Jardim Paulistano - São Paulo - SP - 01452-001
CNPJ: 03.943.498/0001-14